Pessoal, o post de hoje tem o intuíto de auxiliar vocês quanto alguns formatos de arquivos, é algo simples, sem muito mistério, mas que é motivo de dor de cabeça pra muita gente pelo mundo afora. Na área gráfica, no tocante a vetores, existem vários formatos de vetores, que podem ser abertos e manejados em programas diferentes.
Abaixo, segue a lista de formatos, suas características, e os programas com suporte.
Formato .ai - Arquivo vetorizado do Adobe Illustrator. Pode ser aberto tanto no Illustrator, como no CorelDRAW. O arquivo pode ser de várias versões, dependendo da versão do Illustratror em que foi criado. Um arquivo próprio para a versão CS5 do Illustrator, não irá abrir em versões anteriores, então deve se atentar na hora de salvar um arquivo com formato .ai tanto no Illustator, quanto no CorelDRAW que dá suporte para esse arquivo. Recomenda-se salvar com compatibilidade para versões anteriores, como CS2, ou CS3. Vale lembrar, que o CorelDRAW não só abre, como também pode salvar arquivos nesse formato, com compatibilidade total com Illustrator.
Formato .cdr - Arquivo vetorizado do CorelDRAW. Esse arquivo também pode ser aberto no Illustrator, mas apenasmente se o arquivo estiver na versão 10 ou anterior do CorelDRAW, caso contrário, é perca de tempo tentar. O arquivo .cdr também pode ser encontrado em versões diferentes, e assim como no formato .ai, um arquivo de uma versão recente, não pode ser aberto em um programa de versão mais antiga, exemplo: Um arquivo .cdr na versão 15.0 (X5) do Corel, não pode ser aberto em nenhum programa anterior ao CorelDRAW X5. Agora, um arquivo do Corel de versão antiga, seja ela 12, X3, X4, pode ser aberto na versão superior à elas, no caso, X5.
Formato .cdt - Modelo do CorelDRAW. Esse arquivo só pode ser aberto no CorelDRAW, nem adianta tentar abrir no Illustrator que não funcionará. É praticamente a mesma coisa de um arquivo .cdr, as instruções sobre versões do arquivo .cdr também valem pro arquivo .cdt.
Formato .cmx - Corel Presentation Exchange. Formato de vetor do CorelDRAW, bastante prático, uma vez que pode ser aberto em todas as versões do Corel sem dinstinção de versão. Era bastante usada nas versões 7.0 e anteriores do CorelDRAW. Hoje em dia não se usa muito, mas ainda sim o CorelDRAW dá suporte à esse tipo de arquivo. Não há suporte no Illustrator.
Formato .pdf - Formato de vetor do Illustator. Esse tipo de formato, embora muita gente não sabe, também pode conter vetores. É comumente usado como documentos de textos, mas o que muitos não sabem, é que tanto o Illustrator com o CorelDRAW salvam vetores nesse formato de arquivo, possibilitando um edição posterior em ambos os programas. Concluindo, o PDF não serve apenas para texto, como também para vetores. Qualquer PDF pode ser editado no CorelDRAW ou no Illustrator, e pode ainda ser visualizado em programas apropriados como o Adobe Reader.
Formato .svg - Scalable Vector Graphics. SVG é suportado por todos os navegadores Web modernos de forma nativa ou através de bibliotecas JavaScript. O suporte nativo no Microsoft Internet Explorer só é possível a partir da versão 9. Bibliotecas JavaScript permitem suporte limitado em navegadores mais antigos. Vários programas podem criar e editar gráficos .svg, são eles: Apache Squiggle, ABViewer, Google Docs, GIMP, Inkscape, Xara, Adobe Illustrator, CorelDRAW, Microsoft Visio 2003. (Fonte: Wikipédia)
Formato .wmf - Windows Metafile. Desenho vetorial usado em cliparts do Windows. Formato muito usado antigamente no CorelDRAW, praticamente abandonado nos dias de hoje. Pode conter vetores, e só pode ser editado no CorelDRAW e não no illustrator. O Paint, do Windows, permite visualizar e editar o arquivo, mas como se fosse uma imagem simples, não é possível editar o arquivo vetorial em si.
Bem, é isso galera, está bem resumido, mas da pra ter uma boa base sobre arquivos. Espero que tenham gostado. Até a próxima!!
2 comentários:
Puts, site maneiro mano e muito bom o artigo.
Valeu pelo apoio companheiro! :)
Postar um comentário